Se você pegou a referência macabra do título deste texto com a nova temporada de 24: Live Another Day, uma estrelinha dourada pra você. Se você também pegou mais essa referência sobre a estrela dourada, então já merece um prêmio. Talvez um cookie? Qual é, eu sou tão ou mais pobre que você, caro leitor.
O fato é: o dia em que a Fox levou um tapa na cara da CW. Eu deveria estar me divertindo e escrevendo cinco posts sobre os upfronts (e estou, registra-se), mas eu parei tudo o que estava fazendo porque isso, meus amigos, é história na televisão americana.
A situação da audiência na Fox está tão alarmante que eu acho que até o alerta vermelho foi cortado em uma ação de corte de gastos. Ou então virou um alerta âmbar, porque, convenhamos, a situação está mais crítica do que qualquer executivo da emissora poderia prever em seu pesadelo mais tenebroso.
Na última terça-feira (13/05), a emissora exibiu uma season finale e uma premiere. Em qualquer outra emissora, isso seria motivo para que a audiência sofresse um boost e, provavelmente, transgredisse a audiência padrão e recorrente, notando, ao menos, um leve ganho de décimos na sondagem da Nielsen.
Mas não foi isso que aconteceu. E o pior, não era o final de temporada de qualquer coisa avulsa, era o final de temporada de Glee. E daí a minha referência inicial à estrela de ouro da Fox. À série que foi o drama número 1 durante dois anos seguidos entre todas as emissoras. À série que fazia mais de 4 pontos em demográfico e somava mais de 15 milhões de telespectadores.
É claro que os tempos são outros, é claro que estamos entrando no final da primavera americana e começo de verão, é claro que o horário de verão atrapalha, é claro que a série alterou de horário e dia de exibição e, apenas nesta temporada, voltou ao seu local habitual. É muito claro, no entanto, que a Fox deu um tiro no pé no ano passado. É tudo o que tenho a dizer e é tudo que Kevin Reilly temia: Glee está morta. Criativamente e em números. Glee está fadada à morte.
Embora a série esteja realmente sofrendo com mudanças de estrutura e roteiro há um bom tempo que tem prejudicado a qualidade criativa da série por si só, este não é ponto a ser discutido aqui, até porque eu abandonei essa coisa que eles chamam de série no começo da temporada (mais precisamente depois daquele episódio horrível da Lady Gaga vs. Katy Perry, que eu não sou obrigado) e não me sinto no direito de discutir qualidade em relação aos novos episódios porque seria uma critica infundada como muita gente faz ou fazia em relação à série. O ponto é apenas o número e a crueldade da frieza dos números: Glee (e a Fox, consequentemente) perderam, pela primeira vez na história, para a CW. E o pior de todos, numa noite em que havia preempção na emissora filiada da CBS e da Warner Bros.
Para explicação da audiência, uma rápida definição sobre preempção: quando uma emissora filiada deixasse de exibir um programa para exibir outro conteúdo e exibir o que foi previamente proposto em outro dia ou horário. Um exemplo prático e bem simples seria se a Globo exibisse, num caso hipotético, um episódio de alguma de suas novelas para alguma parte do Brasil enquanto exibia outra programação para outra parte (principalmente conteúdo esportivo) e este episódio não exibido fosse, então, exibido mais tarde.
Quando isso ocorre, colegas, a audiência tende a ser menor para qualquer programa original da rede. Na última terça, redes filiadas à CW de Nova York e Hartford exibiram a partida da Major League Baseball (MLB) e exibiram apenas após a partida o conteúdo original da rede a que estão afiliadas. The Originals e Supernatural, no entanto, bateram a Fox com quase o dobro de audiência nos números preliminares. Eu repito: Quase. O. Dobro. Da. Audiência.
Isso não tem precedentes. É a mesma coisa do que ver a Rede Gazeta ganhar do SBT em audiência, com o dobro do que o SBT normalmente faria, ou seja: quase impossível.
Claro que foi uma noite atípica, porque até o monstro The Voice atingiu seu pior índice de audiência desde a estreia do reality em 2012 e perdendo para outro monstro que é NCIS, mas não se justifica.
A CW teve uma média de 0.9 no demográfico contra um 0.6 da Fox, segundo dados preliminares recolhidos pela Nielsen Media Resource e divulgados pelo TV by the Numbers hoje ao meio dia, corrigido nos números finais da CW para 0.8. Em confronto direto, Supernatural teve um 0.9 (0.8 nos finais) contra a estreia da comédia Riot (que eu não faço a mínima ideia do que é ou se é de comer) que marcou 0.5. São 80% a mais. Uma vitória para a CW já seria de se comemorar, mas uma vitória como essa? É pra se fazer festa em Burbank. Mark Pedowitz, CEO da CW, deve estar rindo da desgraça da emissora de Kevin Reilly. Bom, se ele não está, eu estou, pelo menos.
Já que o assunto principal estava sendo Glee, vamos ao confronto direto da produção de Ryan Murphy com a produção de Julie Plec. Ah, Julinha megaevil, lembra quando sua obsessão era derrubar Pretty Little Liars? Pois bem, mirou em um e fez um delicioso head-shot em outro. The Originals anotou os mesmos 0.9 nos números preliminares (0.8 nos finais) contra 0.6 de Glee. Eu ri.
Não, eu gargalhei, corrigindo. Com a mesma risada maligna que um vilão de filmes dos anos 80 iria rir quando ver que bolou um plano brilhante pra derrubar o mocinho. Da mesma forma que Emily Thorne deve estar rindo depois do último episódio de Revenge (que merece um post dedicado só pra ele, aguarde). Enfim, vocês entenderam.
Isso não só mostra o colapso de audiência da Fox, que só não está pior porque foi a emissora responsável pela exibição do Super Bowl em fevereiro, mas como é o motivo para Glee ter sido implodida da grade da emissora e sem sequer ter um dia previsto para retorno.
O erro foi ter dado aquela renovação de dois anos no ano passado. E agora a própria emissora se enfiou numa enrascada. Reilly está conversando com Murphy pra reduzir o número de episódios (originalmente de 22+2) para sabe-se lá quantos. Com esses números, eu diria que você, se for fã da série, deveria comemorar se a série receber sequer 6 à lá Nikita. Do ponto de vista econômico, é capaz da série passar a ser exibida aos sábados, ou talvez apenas no YouTube como foram os últimos episódios de The Cape. Glee está sendo retirada da grade e sabe-se lá onde será colocada e se, sequer, será colocada em algum lugar.
Eu particularmente tenho dó daqueles que acompanharam a saga dos losers de Lima e que viverão na incerteza. Dó daqueles que ainda se martirizam em acompanhar essa história. O que eu posso fazer apenas é ir na cozinha e pegar a pipoca, porque esse fim horrível eu quero ver de perto. Ok, podem me chamar agora do que quiserem.
*
Informações e impressões dos upfronts durante o final de semana. Mais informações sobre a exclusão de Glee da grade da Fox durante a Fall estará no post exclusivo do upfront da Fox.
Sobre a coluna: a coluna Seri'ously! apresenta a opinião do autor sobre o mundo das séries.
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