quarta-feira, abril 30, 2014

[Crítica] O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro


Olá pessoas, chega aos cinemas brasileiros nesse feriado de 1º de maio, O Espetacular Homem Aranha 2. Eu já tive a chance de ver essa segunda parte da franquia agora dirigida por Marc Webb e o que eu posso dizer a vocês é.. juntem suas coisas e corram para os cinemas!

Primeiramente tenho que destacar que ele conseguiu ser imensamente melhor que o primeiro filme e mesmo que você é um daqueles que ainda acham a trilogia anterior intocável, eu te peço que dê uma chance a essa nova fase criada para dar uma nova dimensão ao universo do cabeça de teia no cinema.

Tenho que começar dando destaque a direção de Marc Webb, ele nos traz um Homem Aranha, ágil que deixa cada cena plasticamente impecável, sensivel mas ao mesmo abusado de tão divertido e com cenas grandiosas que vale cada centavo pago a mais numa sessão 3D. É como se ele estivesse te dizendo "olha essa cena f**a que eu fiz, não conseguiu perceber os detalhes? a gente dá um jeito, uma tomada de outro angulo aqui, um slow motion lá" e o resultado é você babando em êxtase com tudo aquilo que está na tela. 

Pra mim a maior vantagem dessa nova saga é o elenco, nada contra Tobey Maguire e Kristen Dunst, mas Andrew Garfield está muito confortável no papel, pelo menos nessa versão baseada dos quadrinhos Amazing/Ultimate Spider Man não há nada que eu mudaria, seu timing de comédia está perfeito. Além de Emma Stone que ganha o nosso coração com uma Gwen, determinada, apaixonada e muito, mas muito corajosa. além deles terem uma química tão sólida que daria pra cortar com uma faca. Sally Field também tem momentos memoráveis nesse filme, gosto deles darem mais destaque a Tia May, nem sempre mostram o quão importante ela é para a criação de Peter, é sempre sobre o Tio Ben e nesse filme isso é compensado. Já do lado dos bandidos temos um Jamie Foxx que raramente erra o tom de seus personagens e deixa como marca do Electro o fanatismo e loucura que o leva a querer a morte do Homem Aranha. Dane DeHaam também ficou muito bem como o playboy Harry Osborn, velho amigo de Peter que após passar anos isolado na Europa vê a sua vida em risco e acaba se tornando o Duende Verde -Ta aí uma caracterização que não me ganhou, mas não atrapalha o filme.

No quesito roteiro, o filme é bem montadinho, não precisa ter medo pelo fato de ter 3 vilões, não é nada como Spider Man 3, Electro é o vilão principal, Duende Verde e Rhino são apenas introduzidos  para algo que eu acredito que será uma grande expansão do universo desse herói nos cinemas. Infelizmente Peter ainda está preso ao fato de não saber exatamente a importância do seu pai dentro da Oscorp e porque ele precisou abandona-lo, graças a Deus, isso é solucionado aqui. 

E chegamos ao ponto mais questionado dessa obra, afinal é impossível falar de TASM 2 sem se perguntar.. e aí.. É nesse que a Gwen morre? Tenho que dizer que a Sony trabalhou muito bem esse mistério, as roupas, os cenários, tudo baseado no fatídico dia nos quadrinhos. É assim que você se sente durante todo o filme, desde as primeiras falas dela durante o discurso de formatura e a cada vez que ela é sequestrada, jogada no meio da ação, no alto de uma ponte ou de uma torre do relógio, é aquilo que você sabe que vai acontecer, só não quer que seja agora. Bom eu não vou dizer se a última vez que você a vê nesse filme ela está viva ou não, eu vou dizer como eu a vi no final desse filme, como uma heroína, como alguém se não fuge da briga, como alguém que mesmo sem poderes faz o que pode para ajudar a salvar a cidade e aqueles que ama - ao contrário duma ruiva aí que deixa o cara enfrentar tudo sozinho e ainda vive de mimimi - . 

Droga, eu queria ter encerrado ali, mas eu lembrei que esse longa tem mais um fator fundamental, a trilha sonora, sério, no fim do filme dá vontade de aplaudir de pé cada escolha, seja das partes orquestrais - atenção para a batalha na usina elétrica - quanto pras faixas entoadas por Alicia Keys na companhia de Kendrick Lamar e Pharrell, The Neighbourhood e até Phillip Phillips.

Enfim, o final do longa nos dá um gostinho do que vem por aí no quesito vilões ~cof~Sexteto Sinistro ~cof~ e mostra ainda que apesar das dificuldades ainda teremos um Homem Aranha acima de tudo divertido para nos alegrar pelas próximas vezes que formos aos cinemas.


PS.: Tem uma foto que rolou muito nas internets aí como se fosse de bastidores, mas é uma cena real do filme. dica: envolve um garotinho vestido de Homem Aranha e provavelmente será uma das duas ou três cenas do filme que talvez te arranque algumas lágrimas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Floodadores
Design por Kelvin Bastos e João Gabriel | Equipe Floodadores
    Twitter Facebook Google Plus YouTube