quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Seri'ously #10 - I'm Going Down With This Ship

Na semana em que as séries e que em quase todos os países do mundo celebram o amor (ou as Olimpíadas de Sochi), a coluna Seri'ously entrou no clima (de amor, não de inverno, porque aqui tá um inferno - rima sem intenção, registra-se) e, para compensar o fato de não ter havido postagem na semana passada por motivos técnicos, vamos nos juntar a esta celebração e falar um pouco sobre um dos principais motivos para se assistir a séries (ou sobreviver aos episódios ruins das mesmas): os casais em série.

Para isso, até termologias foram adotadas para expressar o amor por seus casais. A expressão "ship" é uma delas. "Ship" é redutivo de "relationship" (relacionamento, em português), que basicamente explica o que significa. Um "ship" nada mais é do que um casal. Aliás, os casais formados recebem o seu próprio "shipname", normalmente feito pela junção dos nomes dos dois parceiros/envolvidos na relação.

Em algumas situações, os "ships" são também chamados de "OTPs" (sigla para "One True Pairing", algo como par perfeito ou par verdadeiro, em português). Normalmente, entende-se que um "OTP" é um "ship" único, que não se baseia em triângulos/quadrados/pentágonos e outras formas geométricas. Por isso "OTP" não é aplicado, por exemplo, para "Stelena"/"Delena" em The Vampire Diaries, porque não é um par único.

Errata: Algumas pessoas podem considerar um "OTP" como sendo o "ship" que você mais "shippa" dentro de uma história, ou seja, aquele ao qual você mais tem apelo dentro do universo de determinada série, fazendo com que você possa possuir "Delena" ou "Stelena" (apenas um dos dois), como proposto no exemplo, como seu "OTP" para The Vampire Diaries. Assim, seria como se fosse a "sua definição de amor" dentro da série. Daí, parte da interpretação de cada um.

Mas "ships" e "OTPs" podem ter algumas variações, como a utilização em seu sentido de amizade, os famosos "broships" ou "BroTP", mas isso é assunto para outro dia.

Historicamente, a primeira aparição do termo "ship" para representar um casal no mundo das séries teve origem em The X Files, mas foi popularizado durante a existência de Lost, quando Kate não sabia pra quem queria dar comidinha, se era para Sawyer ou se era para Jack.

Nesse tempo perdido de Lost, os defensores de cada um desses casais também foram nomeados: os "shippers". Um "shipper" nada mais é do que alguém que torce por um casal, ainda que não haja indícios de que determinado "ship" surgirá algum dia, como o "Faberry" (Quinn Fabrey e Rachel Berry), em Glee, por exemplo.

Aliás, o uso de "ships" passou do meio televisivo/fictício e hoje é cultuado pela sociedade de forma geral, dentre os mais famosos, temos o mais famoso de todos: "Brangelina" (Angelina Jolie e Brad Pitt).

"Shipper" que é "shipper", precisa estar ligado em todos os Tumblr da vida e disseminar seus gifs pela rede. Mas a vida de "shipper" não é fácil. As vezes, seu casal não chega a acontecer nunca em uma série. Outras vezes, é destruído pelo showrunner em questão.

Em homenagem ao dia de São Valentim, o Dia dos Namorados de quase todo o planeta (exceto o Brasil, porque a gente é excluído até nisso), vou abrir meu espaço para celebrar alguns "ships", casais que eu "shippo" e que marcaram algumas séries e algumas gerações - mesmo quando naquela época não se usava qualquer expressão ou havia Tumblr pra se disseminar gifs. (Reduzi a lista a 10 casais porque senão vocês ficariam passando fotos até amanhã).

...

*
Durante a campanha de publicidade para o lançamento do Floodadores, menino Jão, nosso estagiário, liberou uma daquelas promo espertas com alguns "ships", check it out.

*
Agora é a sua vez, quais são os seus "ships"? Para quais casais você torce? Deixe sua opinião nos comentários.

Colaboraram: Anna Tibery e Camila Abdanur

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Floodadores
Design por Kelvin Bastos e João Gabriel | Equipe Floodadores
    Twitter Facebook Google Plus YouTube