sexta-feira, janeiro 31, 2014

Seri'oulsy #9 - Guilty Pleasures

Segundo o dicionário popular, guilty pleasure, basicamente, consiste naquilo que você não deveria gostar, mas que gosta de qualquer maneira. Traduzido literalmente como "prazer culposo", a "culpa" no guilty pleasure se caracteriza mais pelo medo de as outras pessoas descobrirem sobre este seu gosto específico do que em se sentir culpado por gostar dele, na verdade.

No meio da televisão, os guilty pleasures nada mais são do que aquela série que você adora ver um episódio, mas que nenhuma pessoa pode descobrir isso ou que fazia você se sentir envergonhado por vê-la. Bom, pelo menos era assim. Atualmente, as pessoas deixaram de lado seu medo de assumir a camisa de seus guilty pleasures - muito graças aos mediatrackers da vida (assunto para outro dia), que jogam tudo que você vê na sua timeline no Twitter ou do Facebook.

Antigamente, inclusive, os guilty pleasures eram vistos como aquelas séries estereotipadas, que são direcionadas a um nicho específico, que difere ao seu, mas que você ainda via e curtia vê-la. Aliás, este estigma de estereotipismo foi derrubado no último texto desta coluna que virou um must-read, um dos artigos mais lidos daqui do Floodadores e que, se você ainda não leu, faça o favor clicando aqui.

Mas o assunto desta semana são os guilty pleasures. E os meus atuais guilty pleasures. Eu poderia dizer que a lista é curta, que eu quase não faço isso, mas, acredite, acho que tem mais guilty pleasure na minha watchlist do que série renomada. Pois é.

Antes de qualquer coisa, o texto de hoje não é muito para discutir a qualidade da série em questão e isto está longe da pauta proposta aqui, mas sim comentar e disseminar os seus (e principalmente os meus, é claro) prazeres culposos pela internet, porque sim.

Começarei falando de uma série que eu não dava simplesmente nada mas já considero pacas. Não, pera. O fato é, vejo Reign (CW) e não abro mão dela por nenhuma outra série da emissora. Shame on me now! (Pode ler no ritmo de "I Know You Were Trouble", se é pra ser bagaceiro, que faça isso direito, por favor).

Sim, uma série dita por parte da crítica especializada como sendo a "nova Gossip Girl (CW), só que de época". E, bem, se você via Gossip Girl - que não era meu caso -, acho que encontrará vários elementos da série em Reign. Mas a série tem uma protagonista cativante - sim, Mary Elizabeth, Rainha da Escócia, é um amor, e a australiana Adelaide Kane (Teen Wolf) atua melhor que muita atriz de "série grande" por aí.

Não sei se poderia listar The Vampire Diaries (CW) nesta lista, porque por muito tempo era vista como uma espécie de Crepúsculo e atualmente já mostrou (no passado, mas enfim, não estamos questionando sua qualidade atual também) que é muito mais do que um triângulo amoroso com vampiros e uma humana (não, pera), mas fica aí registrada. Aliás, outras séries que eu sou responsável aqui no blog e também podem ser consideradas guilty pleasures temos Pretty Little Liars (ABC Family) (quer exemplo de guilty pleasure maior que esse, meu Brasil?) e Ravenswood (ABC Family).

Note como CW e ABC Family são praticamente as líderes e referências em guilty pleasures, mas não são só elas. Você aí que vê Revenge (ABC) - eu incluso - também está enquadrado neste invólucro, com essa trama novelesca com cara de ter sido assinada por Walcyr Carrasco.

Bom, mas tem guilty pleasure que vale a pena você falar pra todo mundo que vê: Teen Wolf (MTV) tem se provado como uma trama excelentemente bem desenvolvida, pasmem!, mesmo que previsível em vários twists.

E você, caro leitor? O que há de vergonhoso em sua watchlist? O que bate aquela vergonhinha básica em assumir que você vê? Na minha ainda tem muitas outras (porque senão essa postagem ficaria maior que o Everest), mas eu quero saber das suas. Quero ver se você tem coragem de sair de Nárnia e assumir o que você assiste.

Sobre a coluna: a coluna Seri'ously apresenta a opinião do autor sobre o mundo das séries.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Floodadores
Design por Kelvin Bastos e João Gabriel | Equipe Floodadores
    Twitter Facebook Google Plus YouTube