sexta-feira, janeiro 24, 2014

Seri'ously #8 - Homofobia e Estereotipia

Moço, você está fazendo isso errado.

Eu passei a semana inteira martelando no tema de hoje para a coluna e que não queria falar sobre algo específico e nem sobre algo avulso demais, até pensei em falar das minhas atuais maratonas, ou de como anda o meu Projeto Mid-Season do Banco de Séries, só que na segunda-feira, passando pelo Legendas.tv em busca das legendas para True Detective para poder rever o episódio e poder fazer review pra vocês (que você pode conferir aqui), acabei me deparando com a legenda de Looking, e acabei entrando pra baixá-la e conferir a seção de comentários. Pra quê mesmo eu fui fazer isso?

O que vi na seção de comentários foi meio deplorável e repulsivo por parte de parte dos usuários do site. Não sei o que era mais absurdo, as pessoas chegarem a conclusões imbecis sobre a sexualidade das pessoas que iriam ver a série, ou se era a agressividade gratuita com a equipe responsável pelas legendas da série (no caso, a equipe Maniac), que abdicam de seu tempo livre para fazer um trabalho voluntário incrível e excelente, sem nenhum benefício próprio e para alimentar o entretenimento de outrem.

Aliás, antes de qualquer coisa, você deveria ser grato ao seu legender. Deveria agradecê-lo por cada frase traduzida e cada momento que uma série lhe dá graças ao trabalho dele. Mas não foi isso o que vimos no lugar dedicado basicamente para isso - ou para registrar problemas nas legendas.

O que foi visto, como eu bem disse acima, foi repulsivo.

Estereotipar as pessoas que iam assistir a série como gay é algo tão século XX que acho que essas pessoas deveriam ser levadas pela TARDIS do Doutor e serem deixadas durante o Terceiro Reich, porque nem Jesus na causa.

Amigo, entenda, você não é ou deixa de ser uma coisa pelo que você vê. Você não assume uma sexualidade pelo que você vê. O que você vê, aliás, só diz respeito a você e sua prática de entretenimento. Você não é feito ou definido pelo que você vê.

Não é porque eu sou heterossexual e fui ver o episódio que isso faz de mim menos heterossexual do que você que foi lá nas caixas dos comentários falar mal ou simplesmente ofender as pessoas. Aliás, meu comportamento faz de mim uma pessoa muito melhor do que seu comportamento passivo-agressivo, coleguinha.

Desde que a premissa da série foi anunciada, já se era sabido que a narrativa da trama contaria a história de três gays que vivem em São Francisco. Qual o problema disso? Se fossem três heterossexuais, do tipo americano médio, na mesma situação a série seria considerada "para héteros"? Não, não é bem assim.

Como disse, você não é pelo que você vê. Aliás, a trama por si só da série é feita não para revolucionar o gênero, é simplesmente uma série com pessoas sobre a vida dessas pessoas. Da mesma forma que a sua sexualidade não está em questão, a deles também não. São todos bem assumidos e que fique por aquilo mesmo.

Repito, moço, você está fazendo isso errado. A série, como qualquer outra, busca te entreter, se ela não foi capaz disso, ok, opinião sua. Ela não foi feita para você, mas chegar a conclusões idiotas como as que foram vistas sem ao menos terem assistido ao episódio é estúpido, imprudente e desrespeitoso.

Quer dar a sua opinião baseada em algo, sinta-se a vontade, desde que não seja embasada em opiniões sexistas e sim fundadas a partir do conhecimento visto, entre outras palavras: assista essa porra antes de falar alguma merda.

Ah, a respeito da série, aos que a minha opinião importa: nada inovadora, apenas ok, personagens que não cativam e que não souberam introduzi-los de forma interessante, achei chata, da mesma forma que achei Girls, mas se ela está aí até hoje, porque Looking não pode estar e melhorar? Mas isso não quer dizer que eu vou ficar pra ver isso acontecer.

Sobre a coluna: a coluna Seri'ously apresenta a opinião do autor sobre o mundo das séries.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Floodadores
Design por Kelvin Bastos e João Gabriel | Equipe Floodadores
    Twitter Facebook Google Plus YouTube